- O EcoSport Storm tem um estilo marcante e de personalidade, que se destaca na paisagem pela combinação única de robustez e requinte.
- Ele reforça o conceito inovador do veículo que inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil, mostrando também a sua afinidade com propostas de personalização.
O EcoSport Storm tem um estilo marcante e de personalidade, que se destaca na paisagem pela combinação única de robustez e requinte. Ele reforça o conceito inovador do veículo que inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil, mostrando também a sua afinidade com propostas de personalização.
Em um segmento que assume características cada vez mais urbanas, a Ford traz com o EcoSport Storm um toque extra de emoção para os SUVs. Inspirado no conceito de mesmo nome exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, o modelo tem elementos emprestados da F-150 Raptor, picape off-road de alto desempenho da marca vendida nos Estados Unidos.
Essa associação está presente no nome Storm estampado em letras grandes na grade dianteira, uma afirmação clara da sua disposição e espírito aventureiro. A cartela especial de cores da carroceria inclui a nova tonalidade marrom Trancoso, metálica, e as opções branco Ártico sólido, prata Dublin metálico e preto Bristol perolizado. Elas são complementadas por elementos em preto e prata e grafismos exclusivos, criando um visual que chama a atenção tanto pela força e harmonia de suas linhas como pelo trabalho primoroso de design em todos os detalhes.
As rodas de 17 polegadas posicionadas mais para fora da carroceria, realçadas por molduras escuras nos para-lamas, são itens que contribuem para aumentar a musculatura do veículo.
“O EcoSport Storm é feito para um consumidor diferente, que busca algo mais tanto no design como na capacidade de rodagem”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford América do Sul. “Ele tem elementos estruturais e funcionais que destacam essa capacidade.”
A personalização já mostrou sua força junto aos fãs do SUV. O EcoSport FreeStyle, lançado como versão especial, com itens diferenciados de estilo, fez tanto sucesso que se tornou modelo de série e continua a ser um dos mais vendidos da linha – posição hoje dividida com o modelo Titanium.
Força e requinte
O Storm tem uma frente nova e diferenciada que mantém o DNA do EcoSport. A grade dianteira tridimensional com o nome do produto incorporado ao design é uma novidade na Ford – a F-150 Raptor adota um estilo semelhante, mas com a assinatura da marca. Com detalhes bem trabalhados, ela é um exemplo do design focado na robustez e requinte. A grade tem uma base em formato colmeia com elementos sobrepostos em relevo: o nome Storm ocupando toda a faixa central, o logotipo oval da marca em cima e linhas tracejadas, tudo emoldurado por um friso prata.
O novo para-choque usa proporções diferentes, com uma grade inferior maior. Ele tem uma base preta que se conecta com as molduras das rodas e as faixas laterais, circundando todo o veículo. Um elemento inferior em prata realça a força do grafismo dianteiro, assim como as molduras pretas dos faróis de neblina. O faróis de xênon, com projetores elípticos, incorporam luzes diurnas de LED e trazem máscara negra.
Os adesivos exclusivos no capô e nas laterais atraem o olhar e reforçam a personalidade forte e única do SUV. As faixas duplas em forma de garra na frente, como em posição de ataque, mostram que o carro está pronto para encarar as trilhas. As faixas escuras com o nome Storm nas laterais sobem pela porta dianteira e após um intervalo continuam na base da coluna dianteira, com traços interrompidos na extremidade que criam a sensação de velocidade.
As rodas de liga leve de 17 polegadas também são especiais para o modelo, com acabamento em prata Magnetic – um requinte não visto em outros carros do segmento. Os pneus 205/50 R17 fazem parte da sua proposta de uso combinado.
Na traseira, o Storm exibe o mesmo conceito da frente com o nome estampado em destaque na capa de estepe rígida, um ícone do EcoSport. O para-choque escuro com elemento inferior em prata realça o seu aspecto de robustez. Os espelhos retrovisores, maçanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London são outros itens de esportividade.
“Em um segmento que está cada vez mais urbano o EcoSport Storm traz uma proposta de estilo diferente, voltada para fora da cidade. Ele combina rusticidade e ousadia com requinte e inovação”, completa Sandrin.
Musculatura à mostra
A aparência encorpada do EcoSport Storm não é só um efeito visual. Ele realmente é maior que o modelo com tração dianteira: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). Essa largura maior se deve ao posicionamento das rodas mais para fora da carroceria (10 mm), mudança que foi acompanhada pelas molduras dos para-lamas. A medida com os espelhos, porém, não foi alterada (2.057 mm).
O ângulo de entrada do EcoSport, que já é bom, ficou ainda melhor na versão Storm (23,6°), facilitando a transposição de lombadas e outros obstáculos, combinada com a altura livre do solo de 200 mm. O ângulo de saída conserva a mesma medida da versão 4x2 (27,6°).
Interior com atitude
O interior do Storm também exibe um visual radicalmente novo e atraente que o diferencia dos demais modelos da linha e da concorrência. Seu estilo segue a mesma atitude e personalização vista por fora, combinando elementos para compor um ambiente único.
O tom monocromático preto presente no painel de toque macio, nas portas, no teto e nos bancos cria uma atmosfera de requinte. O toque diferenciado e vivaz é dado por frisos em tom laranja acetinado aplicados no console, na base da central multimídia de 8 polegadas e nas portas, realçando o seu caráter jovial e esportivo.
Os bancos e a direção são revestidos em couro preto Ebony de qualidade, trazendo também pespontos contrastantes em laranja. Outros detalhes diferenciados são os elásticos porta-objetos nas laterais dos bancos dianteiros – seguindo o mesmo padrão de cores vivas – e os porta-revistas traseiros, úteis para transportar pequenos objetos. Console central com porta-objetos e descansa-braço, console de teto com porta-óculos, porta-luvas climatizado e banco traseiro rebatível e bipartido são itens que contribuem para o conforto e a praticidade a bordo.