Ford Media Center

MOTOR V8 DE 466 CV E CONTROLE APURADO: O PRAZER DE DIRIGIR UM ESPORTIVO GLOBAL DE RAÇA NAS RUAS E NAS PISTAS

  • Emoção e diversão ao volante fazem parte do DNA do Mustang 
  • Com os vários avanços no motor, transmissão, suspensão, freios, direção e tecnologias de assistência ao motorista, o Mustang GT Premium 2018 vai além não só em potência e desempenho, como também em dirigibilidade 
  • Seu motor V8 5.0 de terceira geração desenvolve 466 cv, acoplado à nova transmissão automática de 10 velocidades com opção de trocas manuais no volante e tração traseira

Emoção e diversão ao volante fazem parte do DNA do Mustang. Com os vários avanços no motor, transmissão, suspensão, freios, direção e tecnologias de assistência ao motorista, o Mustang GT Premium 2018 vai além não só em potência e desempenho, como também em dirigibilidade. Seu motor V8 5.0 de terceira geração desenvolve 466 cv, acoplado à nova transmissão automática de 10 velocidades com opção de trocas manuais no volante e tração traseira. 

“O novo Mustang GT acaba com o antigo conceito de que todo carro com potência bruta é difícil de dirigir. Ele foi desenvolvido para oferecer um desempenho forte e confortável em qualquer condição de uso”, diz Volker Heumann, engenheiro-chefe de Powertrain da Ford América do Sul.

A engenharia brasileira da Ford teve uma participação importante no projeto do novo Mustang. Além de liderar o desenvolvimento global de itens do motor V8, realizou as adaptações do veículo para as condições do mercado local. Nesse trabalho, foram rodados cerca de 50.000 km tanto em testes de durabilidade, emissões, ruídos e eficiência energética como de calibração para o combustível brasileiro, incluindo a partida a frio.

Novo motor V8 Coyote

Terceira geração de um motor consagrado mundialmente, o V8 5.0 Coyote que equipa o Mustang GT 2018 é o mais avançado já desenvolvido para a linha. Vencedor do prêmio “Wards 10 Best Engines de 2018”, ele usa tecnologia de ponta para oferecer excelência em performance e consumo. Desenvolve a potência de 466 cv (@ 7.000 rpm) e torque de 556 Nm (@ 4.625 rpm), sendo 82% do torque máximo disponível a 2.000 rpm.

“A engenharia brasileira liderou o desenvolvimento do sistema de admissão de ar e coxins do motor global, além de contribuir para o refinamento de outros itens como os sistemas de arrefecimento e de combustível”, diz Heumann.

Produzido com bloco de alumínio, o novo V8 traz vários refinamentos, como válvulas de admissão e exaustão de diâmetro maior que aumentam a eficiência na troca de gases e fazem o motor respirar melhor. O diâmetro dos pistões também foi alargado, dentro do limite de 5.0 litros, graças à troca da camisa de aço do cilindro pela aplicação de tratamento térmico de plasma (PTWA) no bloco de alumínio, uma tecnologia patenteada pela Ford que contribui ao mesmo tempo para a redução do peso.

O duplo comando de válvulas variável Ti-VCT, o coletor de admissão refinado, a bomba de óleo com pressão variável e os quatro sensores de detonação calibrados para a taxa de compressão maior (12:1) são outros recursos voltados para a eficiência. O uso de amortecedor viscoso no virabrequim ajuda a eliminar vibrações e aumentar a rotação máxima.

O motor V8 5.0 Coyote introduz também um novo sistema de alimentação de combustível, que combina injeção direta e indireta para otimizar a potência e o rendimento em diferentes regimes de uso.

“A injeção direta, feita diretamente na câmara de combustão, garante boa atomização em plena carga e potência máxima. Do lado oposto, com carga e velocidade baixa, o motor usa a injeção indireta feita no coletor de admissão, onde o vácuo pulveriza bem a mistura para reduzir o consumo, ruídos e emissões”, explica o engenheiro.

Transmissão automática de 10 velocidades

A transmissão automática de 10 velocidades é outro grande avanço do Mustang GT. Com relação ampla, ela oferece engates rápidos e precisos, em menos de 0,5 segundo, com melhor aproveitamento de torque, selecionando o ponto mais eficiente de troca para cada rotação e modo de direção escolhido. Os comandos “paddle shift” na direção permitem trocas manuais.

“Entre outros recursos, com o paddle shift a qualquer momento você pode fazer uma reduzida (‘downshift’) dando dois toques na alavanca e a transmissão baixa duas marchas para arrancadas”, completa Volker Heumann.

O desenvolvimento dessa nova transmissão gerou mais de 20 patentes para a Ford. Seus avanços incluem o uso de fluido de ultrabaixa viscosidade para redução de atrito, seis embreagens, um conversor de torque otimizado para redução de peso e uma tecnologia com solenóides integrados no trocador de marcha para trocas mais rápidas, chamada CIDAS (“Casting-Integrated Direct-Acting Solenoid”).

Pacote de Performance

O Mustang GT Premium é o mais rápido e confortável da linha já lançado no mundo. Ele vem de série com o pacote de performance, composto por aerofólio, freios esportivos de alta performance, radiador com maior capacidade, suspensão adaptativa MagneRide e diferencial com sistema de deslizamento limitado.

Com isso, o “pony car” acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A frenagem é igualmente poderosa: leva 37,7 metros para reduzir de 100 km/h à imobilidade (método AMS).

A relação potência/peso de 0,268 cv/kg e a distribuição de peso da carroceria na proporção 55:45 (frente/traseira) são outras métricas que revelam a esportividade do Mustang GT. E, o que é importante, entrega toda essa performance com uma dirigibilidade precisa e refinada em todas as condições de rodagem.

“O Mustang GT Premium com pacote de performance traz o máximo de esportividade que o Mustang sempre ofereceu, com um padrão de conforto e dirigibilidade inéditos na categoria. Esses atributos fazem dele um esportivo verdadeiramente global e o colocam em um patamar diferente no segmento esportivo”, diz Paula Perrotta, gerente do Programa Mustang.

Suspensão adaptativa MagneRide

O Mustang GT Premium traz uma nova tecnologia de suspensão adaptativa, chamada MagneRide, usando amortecedores com sistema magnético para refinar o desempenho e o conforto de acordo com as condições da pista e da condução. A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com duplo “ball joint”, e a traseira adota pela primeira vez o sistema independente Integral Link, que garante melhor capacidade de tração e cambagem controlada.

Os amortecedores MagneRide usam um fluido viscoso eletromagnético e sensores para ajustar instantaneamente o comportamento da suspensão e oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem. O resultado é maior conforto em retas e um desempenho mais firme em curvas.

 Seus sensores monitoram as condições da pista 1.000 vezes por segundo e criam um campo magnético que alinha as micropartículas ferrosas suspensas no óleo dos amortecedores. Esse ajuste, feito de forma independente nas quatro rodas, otimiza a aderência em acelerações e frenagens e reduz a rolagem em curvas.

Os freios esportivos com seis pistões Brembo na dianteira dão ao Mustang GT um alto desempenho de frenagem. Eles usam discos esportivos ventilados de 15 polegadas na dianteira, com seis pistões de 36 mm e pinça de alumínio, e discos ventilados traseiros de 13 polegadas, com um pistão de 45 mm e pinça de aço.

As rodas dianteiras medem 19x9”, com pneus 255/40, e as traseiras são de 19x9,5”, com pneus 275/40. Os pneus são do modelo Pilot Sport 4S, com tecnologia “Dynamic Response” e design otimizado para maximizar a área de contato com o solo e gerar respostas rápidas e precisas.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission