- O novo Ford Mustang GT Premium 2018 conta com um arsenal tecnológico de peso para refinar o desempenho, a segurança e a dirigibilidade
- A evolução dos seus sistemas eletrônicos embarcados também agrega novos recursos que contribuem para criar um padrão inédito de conectividade e diversão ao volante
O novo Ford Mustang GT Premium 2018 conta com um arsenal tecnológico de peso para refinar o desempenho, a segurança e a dirigibilidade. A evolução dos seus sistemas eletrônicos embarcados também agrega novos recursos que contribuem para criar um padrão inédito de conectividade e diversão ao volante.
Entre as tecnologias semiautônomas, o “muscle car” traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga.
O seu conjunto de segurança é robusto, como exige um esportivo de alto desempenho. Vem com oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos), freios esportivos Brembo com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, câmera de ré, farol alto automático, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, chave programável MyKey e monitoramento individual de pressão dos pneus.
O painel digital de 12 polegadas, totalmente configurável, é uma das grandes novidades da cabine do novo Mustang GT. Com várias opções de telas, caracteres grandes e 27 cores, dá ao motorista acesso a todas as informações do carro com fácil leitura. Já a central multimídia SYNC 3, com tela de 8 polegadas no console, oferece o que há de mais avançado em conectividade.
Para ajustar automaticamente os parâmetros do veículo a cada condição de pista, o motorista só precisa selecionar um dos seis modos de direção disponíveis: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado, além do MyMode, que salva as suas configurações personalizadas. O registrador de dados de performance Track Apps, o sistema eletrônico de preaquecimento dos pneus traseiros Line Lock, o escapamento com válvula ativa e o botão de partida pulsante são outros recursos empolgantes que ajudam a fazer do Mustang GT um esportivo de personalidade única e altamente prazeroso de dirigir.
Multimídia SYNC 3
A central multimídia SYNC 3 do Mustang GT Premium tem tela capacitiva sensível ao toque de 8 polegadas, comandos de voz em português e navegação. Oferece também acesso ao Apple CarPlay e Android Auto, interface AppLink para aplicativos, conexão Bluetooth e duas entradas USB com “smart charge”.
Seus avanços incluem o aprimoramento da função de Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Além de fornecer a localização do veículo, informa também a variação máxima de velocidade durante o impacto, o tipo de acidente (frontal, lateral, traseiro ou capotamento), o uso do cinto de segurança e se ocorreram múltiplos impactos e detonação dos airbags. Com isso, ajuda os socorristas a avaliar a gravidade do acidente e prever os recursos necessários para o atendimento.
O sistema de áudio é igualmente poderoso: o Shaker Pro Premium Sound, com 390 W de potência e 12 alto-falantes, incluindo subwoofer de 8 polegadas.
Modos de condução
Com a seleção dos seus seis modos de condução para cada tipo de pista, o Mustang GT ajusta automaticamente os parâmetros de: velocidade das trocas de marcha, resposta do acelerador, ajuste de direção, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, suspensão adaptativa e ruído do escapamento.
No modo Normal, com a alavanca de câmbio na posição D, todos os ajustes são mantidos na configuração padrão, com suspensão voltada para o conforto. Mudando a alavanca do câmbio para a posição S, o carro entra no modo Esportivo, com respostas do acelerador mais rápidas.
No modo Esportivo+, a velocidade das trocas de marcha também é mais rápida, o controle de estabilidade faz menos intervenções e a suspensão ganha maior rigidez. O ajuste de direção e o ruído de escapamento mudam para o padrão esportivo.
No modo Pista, as trocas de marcha ficam ainda mais rápidas, a suspensão ganha mais rigidez, a atuação do freio ABS faz menos intervenções e o controle de tração é desligado. O ronco do escapamento é liberado no volume mais alto.
No modo Drag, para arrancadas rápidas, a velocidade das trocas de marcha e a rigidez da suspensão são levadas ao ponto máximo, enquanto a atuação dos freios ABS e dos controles de estabilidade e tração entram na configuração padrão.
O modo Neve/Molhado admite que os controles de estabilidade e tração façam mais intervenções e as respostas do acelerador ficam 33% mais lentas para privilegiar a segurança.
Já o modo MyMode permite ao motorista gravar sua combinação personalizada, selecionando os ajustes da direção, ruído do escapamento e controle de tração a seu gosto. O controle de estabilidade, nesse caso, não pode ser desativado. As demais configurações de câmbio, acelerador, freios e suspensão devem ser escolhidas em um dos outros modos.
Track Apps e Line Lock
O Track Apps é uma ferramenta do Mustang GT que faz a alegria de pilotos amadores e profissionais. Ele registra dados como aceleração, tempo de volta e desempenho de frenagem para avaliar a performance de direção e ajudar a extrair o máximo do carro.
O Line Lock, sistema eletrônico de preaquecimento dos pneus traseiros, que permite travar as rodas dianteiras independentemente das traseiras e “queimar pneus”, é outro recurso criado para uso exclusivo nas pistas.
Também conhecido como “burnout”, o Line Lock é usado tradicionalmente em corridas de arrancada para aquecer os pneus e melhorar a tração antes da largada. Usando um software de última geração, ele ajuda pilotos de corrida amadores a melhorar o seu tempo.
O sistema é ativado por teclas no volante, com a seleção da opção no painel digital e configurável de 12 polegadas. Quando acionado, ele permite manter o freio dianteiro pressionado por até 15 segundos e faz as rodas traseiras girarem sem o carro sair do lugar. O painel exibe uma animação especial quando o sistema está ativado: uma roda girando numa nuvem de fumaça, em estilo videogame.
“Queimar pneus é uma diversão que os fãs de esportivos adoram. São 15 segundos de emoção que duram para sempre”, destaca Fernando Pfeiffer. “É mais uma das coisas incríveis que tornam o Mustang um carro especial.”
Escapamento com válvula ativa
O ronco inconfundível do motor V8 ganhou um tratamento especial no novo Mustang GT. O escapamento com sistema de válvula ativa permite controlar o seu volume em quatro níveis: Normal, Esportivo, Pista e Silencioso. Usando abafadores e ressonadores, o sistema é capaz tanto de amortecer como de reforçar e valorizar as notas do seu som, conforme a seleção escolhida. Ele conta ainda com um recurso exclusivo, chamado de modo “bom vizinho”, que permite programar o volume conforme a hora do dia e dar partida silenciosa.
“Existem horas em que se quer passar despercebido e outras em que é permitido liberar toda a potência sonora do motor. O Mustang GT dá essa flexibilidade ao motorista usando a tecnologia de escapamento com válvula ativa”, explica Pfeiffer.
Botão de partida
Outro charme único do Mustang é o botão de partida pulsante Ford Power, instalado no console central. Ativado pelo sensor da chave, antes de ligar o potente motor V8 ele dá boas-vindas ao motorista com uma luz que pulsa 30 batidas por minuto – o mesmo ritmo do coração de um cavalo Mustang em repouso. Pura adrenalina.
Assim que a porta do carro é aberta, ele começa a piscar a luz vermelha que continua até o motor entrar em funcionamento. As palavras “Engine”, “Start” e “Stop” são vistas em vermelho no botão com iluminação interna e acabamento em alumínio usinado.