Ford Media Center

NOVO MOTOR 1.5 Ti-VCT FLEX DE TRÊS CILINDROS E TRANSMISSÃO MX65: ALTA TECNOLOGIA E INDÚSTRIA 4.0

A Ford realizou vários aprimoramentos na fábrica de Taubaté para a produção do novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65, com investimentos em equipamentos e processos que seguem o conceito de Indústria 4.0. A unidade conta hoje com o que há de mais avançado em estrutura, métodos, sequenciamento e controle de qualidade visando à operação eficiente, sem perda de produção.

“Temos atualizado a unidade de Taubaté paralelamente à evolução dos produtos e, particularmente nesta etapa, renovamos toda a estrutura das fábricas de motores e transmissões com investimentos que nos colocam em linha com conceitos da Indústria 4.0”, diz Silvio Illi, diretor de Manufatura de Motores e Transmissões da Ford América do Sul.

Na fábrica de motores foram instalados 30 novos robôs, equipamentos de última geração e todo o processo de produção é rastreado com o uso da tecnologia QR Code. Além disso, todos os processos críticos de qualidade são monitorados por câmeras e dispositivos para a certificação em tempo real, com o objetivo de garantir zero defeito.

“A nova linha conta com um alto índice de automação, efetuando os trabalhos de carga e descarga sem esforço dos operadores para evitar problemas de ergonomia e qualidade”, explica Sérgio Naresi, gerente do Programa na Engenharia de Manufatura da Ford.

Um dos grandes diferenciais competitivos da fábrica é a sua flexibilidade, que permite a produção de motores de quatro e três cilindros na mesma linha. Ela também tem 100% dos equipamentos conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento para monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção das máquinas e ferramentas, outro ponto forte do seu conceito de Indústria 4.0.

O prédio de motores é equipado com pressão positiva para prevenir a entrada de contaminantes no ambiente e aumentar o conforto térmico dos operadores, reduzindo em aproximadamente 5°C a temperatura externa. Tapetes especiais instalados nas portarias de veículos industriais fazem a limpeza dos pneus e evitam a entrada de sujeira.

A fábrica também está finalizando a instalação de um sistema inteligente de transporte do produto final na linha de montagem. Chamado AGV (Automatic Guide Vehicle), ele utiliza um robô totalmente automatizado, guiado por fibra e sensores, sem a necessidade de operador. Sua adoção faz parte do plano de eliminar 100% a circulação de empilhadeiras na área produtiva para preservar a segurança.

A fábrica de transmissões recebeu a instalação de 19 novos robôs para a produção da MX65. Entre os diferenciais, seu processo de manufatura conta com tecnologia de solda a laser para os dentes de engate, o que proporciona um ganho de 30% no tempo de produção antes do tratamento térmico. Outro avanço está nos testes de final de processo realizados por um robô, que incluem a medição objetiva de ruídos e esforço de engate das marchas para garantir o mais alto nível de qualidade na manufatura do produto.

Motor compacto e eficiente

O novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros produzido pela Ford em Taubaté conta com tecnologias avançadas de projeto e manufatura para oferecer alta potência e economia em um bloco compacto. O novo EcoSport lançado no Brasil no ano passado foi o primeiro carro no mundo a usar esse propulsor, que até então era importado da Índia. Em breve, ele vai equipar também o Ka FreeStyle, novo utilitário compacto global da marca.

Com três cilindros e bloco de alumínio, que favorecem a redução do tamanho e peso, o novo 1.5 é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado, de 91,5 cv por litro. Ele gera uma potência de 137/130 cv com etanol/gasolina (@ 6.500 rpm) e torque de 158/153 Nm com etanol/gasolina (@ 4.500 rpm).

Suas soluções técnicas incluem duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia Ti-VCT), coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável e correia imersa em óleo. Tem também bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Treinamento

Junto com a modernização da fábrica e o investimento em novas tecnologias, a Ford promoveu um amplo programa de treinamento para os times de produção das unidades de motores e transmissões. Além de capacitação técnica para operar com os novos processos alinhados à Indústria 4.0, a foram realizados cursos comportamentais focados na garantia da qualidade dos produtos.

“O sucesso no lançamento desses novos produtos é uma grande conquista para a fábrica de Taubaté, resultado de um trabalho em equipe de alto nível motivado pela busca da excelência e eficiência em cada etapa. Foram mais de 250 mil horas de treinamento ao longo de dois anos. É uma honra testemunhar o incrível desenvolvimento de nossos empregados e a conclusão desse projeto”, destaca Cintia Salmazo, gerente de Recursos Humanos da Ford em Taubaté.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission