Ford Media Center

NOVO FORD CARGO 3031 8X2: PROJETO ROBUSTO DE ENGENHARIA FOCADO EM DESEMPENHO, ECONOMIA E DURABILIDADE

O novo Cargo 3031 8x2 tem como principais características a performance e robustez, entregando o que realmente interessa ao transportador: mais força para encarar o dia a dia na estrada com menor custo por quilômetro. Esse desempenho é resultado de um projeto robusto de engenharia, com vários aprimoramentos focados nas prioridades dos clientes para oferecer melhor desempenho e economia operacional.

“Desenvolvemos o novo Cargo 3031 8x2 a partir das necessidades dos transportadores. Por isso, ele tem um conjunto equilibrado e eficiente, ajustado para atender à operação do modo mais racional e extrair o máximo desempenho do equipamento de forma inteligente, sem custos desnecessários”, diz Luís Fernando Caldo, gerente de Engenharia de Chassis da Ford Caminhões.

O novo 8x2 tem peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg, com carga útil mais carroceria de até 20.846 kg. Seu motor de 306 cv é o mais potente da categoria até 7 litros, com a opção de transmissão manual de nove marchas ou a automatizada Torqshift de 10 marchas.

“O segundo eixo direcional instalado de fábrica melhora a dirigibilidade, além de aumentar a vida útil dos pneus. Assim como o quarto eixo, ele pode ser suspenso quando o caminhão está vazio, reduzindo o desgaste e o custo de pedágio”, completa Caldo.

O sistema de direção com segundo eixo esterçante do Cargo 8x2 foi objeto de um desenvolvimento especial, assim como a suspensão, para oferecer máximo desempenho, segurança e conforto. O veículo tem um diâmetro de giro de 22,50 m na versão com entre-eixos de 5.300 mm e de 26,30 m na versão com entre-eixos de 6.300 mm.

Novo motor de 306 cv

O Ford Cargo 8x2 é equipado com o novo motor ISB 6.7 L, o mais forte da categoria até 7 L, com potência de 306 cv (@ 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm (@ 1.100 rpm). Esse torque alto chama a atenção também pela ampla faixa de rotação em que está disponível, de 1.100­-1.900 rpm, e se traduz em respostas prontas nas retomadas e ultrapassagens.

Entre outros avanços, o novo motor tem turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (“wastegate”) que proporciona uma combustão mais homogênea e melhora a resposta em retomadas. Tem também filtro de ar com maior capacidade de vazão, de 25 m3/min, novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. O sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler.

A tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), com Arla, é outro fator que contribui para o desempenho robusto e econômico do novo motor, além da economia com óleo lubrificante. Ele usa óleo mineral com intervalo de troca 50.000 km na aplicação rodoviária. O programa de desenvolvimento do novo motor incluiu 400.000 km de testes de rodagem no Brasil e outros países da América do Sul, incluindo regiões de altitude elevada.

Transmissão Torqshift

Além da transmissão manual, o Cargo 3031 8x2 tem a opção da transmissão automatizada Torqshift, que usa tecnologia avançada para proporcionar durabilidade, economia e produtividade, com mais conforto para o motorista. De construção robusta, ela se caracteriza pelo funcionamento contínuo e suave, sem solavancos, com recursos que otimizam o desempenho, o rendimento e a segurança do caminhão.

“A principal vantagem da transmissão Torqshift é igualar o desempenho dos motoristas ao melhor da frota, fazendo as trocas de marcha no momento ideal para economizar combustível e poupar o equipamento”, explica Luís Fernando Caldo.

Além de piloto automático inteligente, que mantém a velocidade constante em subidas e descidas e torna a direção mais tranquila, a transmissão Torqshift conta com assistência de partida em rampa, que segura o caminhão por até 3 segundos em inclinações acima de 3%. Dispõe também da função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de condução: Performance e Economia, com um escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações.

Comparada às transmissões automáticas convencionais, além de maior economia de combustível a Torqshift oferece menor custo de aquisição e reparo, com fácil manutenção. Seu disco de embreagem tem um revestimento sinterizado de cerâmica que aumenta em cinco vezes a vida útil, protegendo contra superaquecimento.

Experiência e inovação

O projeto do novo Cargo 3031 8x2 contou com toda a tecnologia e experiência da engenharia da Ford Caminhões, a marca mais tradicional do Brasil – que em 2019 vai comemorar o seu centenário. Somente em testes de desenvolvimento e durabilidade, o novo modelo somou mais de 200.000 km de rodagem no Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, e estradas públicas de diferentes perfis. O programa incluiu ainda mais de 10.000 horas de simulações virtuais dos principais componentes do veículo. Todos os seus sistemas foram certificados dentro dos rigorosos padrões globais de desempenho e qualidade da Ford.

O Cargo 3031 8x2 conta com cardã, eixo traseiro e embreagem robustos, reforçados para trabalhar com o torque maior do motor. A transmissão com comandos a cabo oferece engates mais leves, suaves e precisos, com operação silenciosa. Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) garantem estabilidade e segurança ao caminhão.

Entre os competidores, ele é o que tem a maior altura do eixo dianteiro em relação ao solo (300 mm), facilitando a transposição de obstáculos. No seu ponto mais baixo, medido no grampo suspensor, também é o mais elevado (176 mm). A suspensão do segundo eixo com molas parabólicas torna o conjunto mais leve e confortável que os competidores, com a mesma durabilidade.

Todo esse trabalho foi feito com apoio do Campo de Provas de Tatuí, o mais completo da América do Sul para o desenvolvimento de carros e caminhões, que este ano completa 40 anos de operações. Seus 50 km de pistas internas – 10 km pavimentadas e 40 km não pavimentadas – reproduzem as mais diferentes condições de terreno existentes no continente.

Ele também possui instalações para testes de desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade, além de uma oficina experimental para construção de protótipos.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission