Ford Media Center

Ford apresenta tecnologias da indústria 4.0 e exoesqueleto em evento de inovação

A Ford apresentará tecnologias de última geração que estão sendo aplicadas pela empresa em suas fábricas no Brasil e na Argentina, dentro do conceito de Indústria 4.0. A exibição fará parte do programa da “Primeira Semana de Inovação da América do Sul”, que está sendo realizada pela marca em todas as suas unidades na região.

Uma das novidades que será mostrada é o exoesqueleto, ferramenta de vestir projetada e construída para ambientes de trabalho que facilita a movimentação e aumenta o conforto dos operadores na linha de montagem. Um projeto-piloto dessa tecnologia, chamada EksoVest, está em andamento na fábrica de Camaçari, na Bahia, que é uma das mais modernas da Ford e conta com várias inovações tecnológicas em automação e controle nos processos de manufatura.

O EksoVest está sendo testado pelos trabalhadores em áreas da linha de montagem onde é preciso realizar atividades acima da cabeça. Adaptável a pessoas de 1,50 metro até 1,95 metro de altura, o colete “high-tech” suporta o peso dos braços do trabalhador por meio de molas que podem ser ajustadas para oferecer uma assistência de até 6,8 kg, reduzindo a fadiga em tarefas repetitivas e de longa duração.

 “A Ford está sempre atenta à questão de ergonomia, principalmente nas linhas de montagem, que exigem um esforço físico maior do empregado. Por isso, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento para facilitar o trabalho dos operadores, com projetos que também ajudam a tornar as linhas de montagem mais eficientes e seguras”, explica Alexandre Machado, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford América do Sul.

Controle da produção e qualidade

O sistema de monitoramento da produção baseado na web, o controle das peças montadas por meio de código de barras e QR Code, impressoras 3D e uma plataforma de realidade virtual para o desenvolvimento de produtos são outras tecnologias que fazem parte da rotina da empresa. A fábrica conta também com um sistema avançado de medição a laser para soldagem de carrocerias, chamado “Net Forming and Piercing”, usado somente pelo Mustang e o EcoSport no mundo.

O Sistema de Informação da Fábrica (FIS) permite o monitoramento da produção, dos volumes fabricados e dos tempos de paralisação dos equipamentos por meio da web. Ele também dá acesso rápido às estatísticas das fábricas e dos equipamentos de produção de qualquer lugar do mundo, para análise de dados detalhados, das tendências e melhorias da produtividade em um ciclo contínuo.

O sistema de controle de peças à prova de erros utiliza o código de barras impresso em cada componente que está sendo montado na linha de produção e o confere com o número de chassi do veículo, evitando a instalação de itens no veículo errado.

A tecnologia de QR Code também é utilizada para rastrear todo o processo de produção da fábrica à distância. Todos os processos críticos de qualidade são monitorados por câmeras e dispositivos para a certificação em tempo real, com o objetivo de garantir zero defeito.

Impressora 3D e realidade virtual

A área de montagem final da fábrica de Camaçari, onde é realizado o acabamento do veículo, dispõe de um centro de desenvolvimento com impressora 3D. Esse equipamento, que oferece precisão da ordem de 0,2 mm, permite fazer testes físicos de uma nova peça e eventuais ajustes que possam ter passado despercebidos nos modelos virtuais, gerando redução de custos e tempo. Assim, contribui para o desenvolvimento de peças de baixo custo e alta durabilidade para os processos produtivos.

A empresa conta também com um sistema imersivo de realidade virtual para o desenvolvimento de engenharia, design e ergonomia dos produtos, o Ford Immersive Vehicle Environment (FiVE). Essa plataforma, que começou a ser usada há mais de quatro anos, transforma os dados dos modelos geométricos em protótipos virtuais para que o projeto seja desenvolvido e validado sob a perspectiva do consumidor.

Ele permite também a comparação de múltiplas alternativas de design, materiais e cores de forma rápida, interativa e intuitiva para a tomada de decisões, identificando qualquer falha com antecedência para aumentar a qualidade do produto final.

“Cada dia mais as tecnologias têm exercido um papel primordial no desenvolvimento de novos produtos para garantir a melhor experiência ao consumidor. A Ford é pioneira em diversas iniciativas nessa área e investe constantemente para oferecer o melhor compromisso de desempenho, conforto, segurança e qualidade em seus veículos”, completa o executivo.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission