A customização sempre atraiu os fãs de automóveis, explorando novas propostas de estilo para modelos originais com o uso criativo de cores e acessórios. A Ford apresenta no Salão do Automóvel 2018 três versões desenvolvidas pela sua área de design com esse espírito: o sedã Ka Urban Warrior e as picapes Ranger Storm e Ranger Black.
O Ka Urban Warrior dá uma roupagem mais versátil ao Ka Sedan, subvertendo a imagem de carro familiar comportado. Com visual mais robusto e suspensão elevada, ele ganha mais facilidade para enfrentar os desafios da cidade, como asfalto irregular e alagamentos.
O conceito tem faróis com máscara negra, molduras das caixas de roda e das portas na cor preta e grade dianteira cinza. As rodas de liga leve de 15 polegadas seguem a mesma linha, em cinza perolizado. O nome Ka Urban Warrior (”Guerreiro Urbano”) remete à sua proposta de carro com perfil diferenciado para uso na cidade.
Além de central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 6,5 polegadas, vem equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e interior com bancos de couro. O seu desempenho é garantido pelo novo motor 1.5 Ti-VCT de 136 cv com câmbio automático de seis velocidades.
Ranger Storm
A Ranger Storm é um conceito que destaca a vocação off-road da picape, com um design arrojado e exclusivo em duas cores e elementos visuais que imprimem robustez e musculatura. Ela vem com alargadores de para-lama, rack de teto com iluminação em LED, snorkel, capota marítima, santantônio com trilhas integradas, estribos laterais tipo plataforma, para-choques off-road e ganchos de reboque.
Sua grade dianteira preta com o nome Storm em letras grandes é inspirada em elementos da F-150 Raptor e do EcoSport Storm. Ao lado do nome, dois frisos prata em formato de C simulam garras. No capô, duas faixas com grafismos reforçam o seu dinamismo. Os faróis embutem luzes diurnas de LED.
O para-choque incorpora faróis duplos de neblina, com molduras que replicam a treliça do tipo colmeia da grade central. Na parte inferior ele traz um aplique de cor prata com dois ganchos para reboque, de perfil quadrado e robusto.
A carroceria pintada na cor vermelho Toscana tem molduras pretas contrastantes nos para-choques, laterais e caixas de rodas. A tampa traseira da picape é toda escura, com um grande logotipo Storm em prata e a inscrição “4x4 Off Road”. As rodas de liga leve de 17 polegadas, maçanetas, retrovisores, protetor de caçamba e snorkel também são pretos.
Os para-lamas traseiros são decorados com grafismos e a inscrição “4x4 Off Road”. O santantônio tem um desenho exclusivo que se conecta com o rack de teto. Os pneus Pirelli MTR Scorpion 285/70 R17 reforçam o caráter off-road da picape.
Como a versão topo de linha Limited, a Ranger Storm é equipada com motor 3.2 Diesel de 200 cv, transmissão automática de seis marchas, central multimídia SYNC, sete airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento e piloto automático com limitador de velocidade.
Ela conta também com vários recursos que aprimoram a dirigibilidade. Além de controle eletrônico de estabilidade e tração, tem os exclusivos controle adaptativo de carga e anticapotamento, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas, controle de oscilação de reboque e assistência de frenagem de emergência.
Ranger Black Edition Concept
A Ranger Black Concept é uma picape de perfil sofisticado e moderno, voltada para o público urbano, inspirada no modelo lançado originalmente pela Ford na Ásia e depois copiado em todo o mundo, inclusive por competidores.
Como diz o nome, ela tem como tema dominante a cor preta, presente na carroceria, rodas, retrovisores, maçanetas e estribos elétricos, além de faróis com máscara negra. Alargadores de paralama com piscas amarelos incorporados na dianteira tornam o seu visual mais robusto.
A grade dianteira exibe o nome Ranger gravado no friso superior e um emblema da Ford de estilo vintage no centro – aplicado também na tampa traseira. O para-choque incorpora os faróis de neblina do tipo canhão e uma grade inferior com aletas horizontais. Além dos suportes dos retrovisores e maçanetas com desenho exclusivo, outros detalhes que destacam o apuro técnico do conceito são os apliques parafusados na grade dianteira e nas saídas de ar laterais.
A picape tem também santantônio estilizado com proteção lateral da caçamba, protetor e iluminação na caçamba e rodas de liga leve de 18” com pneus 265/60 R18 All Season. Na cabine, traz bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, ar-condicionado automático digital com dupla zona, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e compartimento climatizado no console.
Sua lista de equipamentos inclui ainda itens presentes em veículos de séries superiores, como central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e duas telas configuráveis de 4,2” no painel. Voltada para o público urbano, mas preparada para todo tipo de terreno, a Ranger Black Edition tem motor Duratorq 3.2 Diesel de 200 cv e transmissão automática de seis marchas .