Ford Media Center

Ford avança no uso da inteligência artificial aplicada à micromobilidade

  • A Spin, unidade de micromobilidade da Ford, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, especializada em soluções de inteligência artificial
  • Combinando câmera, sensores e inteligência artificial, os patinetes elétricos da empresa vão oferecer uma experiência mais segura para passageiros e pedestres
  • A nova plataforma começa a ser oferecida em 2021 em cidades dos EUA, Reino Unido e outras regiões do mundo

A Spin, unidade de micromobilidade da Ford que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.

O objetivo é incorporar a tecnologia de aprendizado de máquina da Drover AI, chamada PathPilot, aos patinetes elétricos para poderem monitorar o ambiente em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões seguras.

A tecnologia será oferecida na próxima geração da plataforma de monitoramento da Spin, chamada Spin Insight Level 2, em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e outras regiões do mundo em 2021.

Além de detectar rodagem e estacionamento indevido nas calçadas com mais de 95% de precisão, ela terá sistemas de detecção de direção errada e colisão frontal e monitoramento avançado para aumentar a vida útil do veículo baseado em aprendizado de máquina.

Como os sistemas avançados de assistência ao motorista, que ajudam os automóveis a estacionar, frear e se manter na faixa, a nova plataforma combina câmera, vários sensores e inteligência artificial para criar uma experiência mais segura para passageiros e pedestres.

“Estamos trazendo os sistemas avançados de assistência ao motorista para a micromobilidade”, diz Derrick Ko, CEO da Spin.

Como o uso de patinetes nas calçadas é proibido na maioria das cidades, a plataforma poderá ajudar no cumprimento das normas locais e também a identificar congestionamentos e áreas que necessitam de melhorias na infraestrutura.

“O aprendizado de máquina da Drover AI traz uma solução ágil que não depende de GPS ou de validações baseadas em rede. Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Spin para implantar nossa tecnologia no espaço da micromobilidade, garantindo mais segurança para todos os usuários das cidades”, diz Christian Scheder-Bieschin, co-fundador e CEO da Drover AI.

A plataforma atual, chamada Spin Insight Level 1, foi lançada em 2017 e já oferece recursos como: controle dinâmico de velocidade máxima, detecção de zona restrita, suporte de estacionamento, detecção de tombamento e roubo, além de monitoramento da bateria, motor e sistemas de controle do veículo.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission