- A autoridade independente de segurança veicular da Europa reconheceu a van elétrica da Ford pela eficiência de suas tecnologias
- Além de proteger os motoristas, pedestres e ciclistas, os sistemas de assistência da Transit ajudam a aumentar a produtividade da frota
- A Ford é a única marca com a classificação “Gold Award” do Euro NCAP nos segmentos de vans de 1 tonelada, 2 toneladas e elétricas
A nova Ford E-Transit, versão elétrica da van mais vendida da Europa e dos Estados Unidos, foi reconhecida pelo Euro NCAP, autoridade independente de segurança veicular da Europa, com o prêmio “Gold Award” pela eficiência dos seus sistemas de assistência ao motorista.
Os testes do Euro NCAP avaliaram a segurança ativa da E-Transit na aproximação com veículos estacionados ou em tráfego lento e também quando um veículo à frente freia bruscamente. Eles mediram ainda a resposta do veículo a uma criança correndo, ciclistas e pedestres atravessando a via – cenários potenciais de acidentes em áreas urbanas, onde a maioria das E-Transits deve circular.
A E-Transit é equipada com as tecnologias de frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo inteligente com reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, assistente de entroncamento, câmera de 360 graus e assistência de frenagem de ré.
Esse conjunto ajuda a reduzir a carga de trabalho do motorista e a proteger todos os usuários das vias, além de aumentar a produtividade dos transportadores, reduzindo os custos com veículo parado e reparos em acidentes.
O prêmio conquistado pela E-Transit amplia a liderança da Ford em tecnologias de segurança para vans. A Transit a diesel de 2 toneladas já havia recebido o “Gold Award” em dezembro de 2020 e a versão de 1 tonelada foi premiada no ano passado. Com isso, a Ford agora é a única marca a ter essa distinção nos segmentos de vans de 1 tonelada, 2 toneladas e elétricas.
A empresa já está testando a E-Transit nas ruas de toda a Europa, em parceria com clientes selecionados, e deve iniciar a entrega do novo modelo no segundo trimestre deste ano.
No Brasil, a Transit minibus lançada no final do ano passado também traz o pacote mais avançado de tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista. É a primeira da categoria a vir com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, entre outros equipamentos.