- A empresa mantém um grupo de afinidade voltado à equidade de gênero e empoderamento das mulheres, o Women of Ford South America
- Entre as iniciativas do grupo estão palestras, podcasts e a divulgação de temas ligados ao autocuidado e à saúde feminina
- O objetivo é criar um ambiente de negócios onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas
A Ford programou uma série de ações dentro da campanha Outubro Rosa para promover a conscientização sobre temas ligados à saúde da mulher, voltadas ao público interno da empresa no Brasil e na América do Sul. Como parte da sua cultura de diversidade, equidade e inclusão, a empresa mantém o grupo de afinidade Women of Ford South America, no qual os empregados podem trocar informações e reflexões sobre equidade de gênero e empoderamento das mulheres.
“A Ford tem feito um intenso trabalho para promover a diversidade, equidade e inclusão na empresa, criando um ambiente de negócios onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Isso inclui a atenção aos cuidados de saúde específicos de cada grupo, como o Outubro Rosa, com foco na prevenção e bem-estar das mulheres”, diz Fernanda Ramos, diretora de Recursos Humanos da Ford América do Sul.
Durante o Outubro Rosa, o Women of Ford South America promove iniciativas regionais que incluem a divulgação de conteúdos semanais desenvolvidos pelo departamento médico da empresa abordando assuntos de saúde feminina, como prevenção do câncer de mama e colo de útero, endometriose, menopausa e longevidade. Estão programadas também palestras online e curadoria de podcasts e textos sobre o tema.
“O nosso objetivo é promover a conscientização e o engajamento do nosso público interno para que eles também disseminem esses conhecimentos e materiais para sua rede de amigos e familiares”, ressalta Elis Macedo, engenheira de Chassis, integrante do Women of Ford e uma das palestrantes do Outubro Rosa.
Os logos da sede da empresa em São Paulo e das unidades do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí (SP), Salvador e Camaçari (BA) serão iluminados na cor rosa, assim como na fábrica de Pacheco, na Argentina, responsável pela produção da Ranger. A fim de demonstrar apoio à causa de prevenção de câncer de mama, os colaboradores receberão fitas rosa e podem usar um “background” e um filtro de foto alusivos à campanha nas reuniões virtuais. Além disso, eles serão convidados a fazer uma foto com camiseta da mesma cor para publicação na página da Ford no Yammer e nas suas redes sociais.
Grupos de afinidade
No final de 2021, a Ford tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU, em toda a América do Sul, reforçando o seu compromisso de promover a equidade de gênero e empoderamento das mulheres nos locais de trabalho e na comunidade. Um dos objetivos estabelecidos pela empresa é ter pelo menos uma mulher em desenvolvimento ou qualificada para sucessão em cada posição de liderança. Atrair maior diversidade para a organização também é o foco dos programas de estágio.
Como elementos fundamentais da cultura da empresa, a diversidade, equidade e inclusão são representadas localmente por cinco grupos de afinidade na Ford: Equidade de Gênero; Pessoas com Deficiência; Raça; LGBTI+; e Gerações. Eles foram criados a partir de pesquisas e indicadores internos sobre a realidade local e são formados por empregados para troca de informações, discussões e promoção de conscientização e ações afirmativas sobre os temas.