- O protótipo será testado em provas de arrancada na atual temporada da categoria NHRA nos Estados Unidos
- Um de seus objetivos é bater o recorde mundial de quarto de milha do seu antecessor, o Mustang Cobra Jet 1400
- O modelo é um laboratório e uma vitrine dos avanços da Ford Performance no desenvolvimento de carros elétricos
A Ford Performance revelou hoje o Mustang Super Cobra Jet 1800, novo protótipo esportivo elétrico criado para bater os recordes mundiais de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association) nos Estados Unidos – incluindo a do seu antecessor Mustang Cobra Jet 1400, recordista mundial de quarto de milha com 8,128 segundos e 276,75 km/h (171,97 milhas por hora).
O Cobra Jet 1400 registrou essa marca em junho de 2021, pilotado por Bob Tasca III. O veículo foi construído pela Ford Performance em parceria com a MLe Racecars, a AEM-EV, a Cascadia Motion e a Watson Engineering, mesmo time que agora voltou à prancheta para a atualização do chassi, trem de força e sistemas de controle.
Para completar esse trabalho, a Ford Performance resgatou o famoso nome Super Cobra Jet, usado pela primeira vez no Mustang ano-modelo 1969, como uma melhoria do pacote Cobra Jet padrão.
“Estamos sempre buscando a superação em todos os aspectos do mundo do automobilismo”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “As corridas de arrancada continuam sendo um laboratório fundamental para os nossos produtos e tecnologias. Estamos empolgados não só em tentar superar nosso próprio recorde no quarto de milha, mas também em mostrar o desenvolvimento contínuo que estamos fazendo nos veículos elétricos.”
O Super Cobra Jet 1800 utiliza os mesmos quatro inversores PN-250-DZR acoplados a dois pares de motores DS-250-115, mas agora acoplados a uma nova transmissão da Liberty e alimentados por um sistema de bateria totalmente novo e mais leve, projetado pela Ford Performance e a MLe Racecars. A traseira tem sistema de tração revisado pela MLe Racecars e suspensão de geometria aprimorada da PMR, com pneus radiais da Mickey Thompson.
Tudo é gerenciado pelo software de controle da Ford Performance, com novos sistema de aquisição de dados, painel e sistema de distribuição de energia, todos projetados internamente.
“Fizemos melhorias significativas no carro, incluindo a redução de dezenas de quilogramas no peso e o aumento da potência para 1.800 hp”, explicou Rushbrook.
Além de buscar um novo recorde de veículo elétrico com carroceria completa, o Super Cobra Jet 1800 vai desafiar os recordes de veículo elétrico mais rápido de 0 a 60 mph e de veículo elétrico com tração em duas rodas mais rápido de 0 a 60 mph, durante esta temporada da NHRA. Pat McCue, cofundador da MLe Racecar e piloto de testes oficial do programa, estará no banco do motorista.