Ford Media Center

Ford prepara a estreia no Rali Dakar em 2024 com a Ranger Raptor T1+

  • A marca confirmou que vai participar pela primeira vez da icônica prova off-road com uma versão especial da picape
  • O veículo de rali é baseado na Ranger Raptor, versão de alto desempenho que em breve será lançada no Brasil
  • O modelo foi desenvolvido em parceria com a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM) para atender os regulamentos da classe T1+ da competição

     A Ford já correu e venceu em diferentes categorias do automobilismo. Mas nunca participou do icônico Rali Dakar, uma das competições off-road mais difíceis do mundo. Em breve, a prova também fará parte dessa lista. A marca confirmou que vai disputar o Rali Dakar 2024 com a Ranger Raptor T1+, versão especial da picape.

     A Ranger Raptor T1+ foi construída pela Ford Performance junto com a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), seus parceiros de longa data, para atender os regulamentos da classe T1+ do Dakar, que no próximo ano será realizado na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro.

     A equipe implementou uma série de fases de desenvolvimento ao longo de 2023 e continua a testar a Ranger T1+, baseada na Ranger Raptor – versão de alto desempenho da picape que este ano também será lançada no Brasil. O primeiro passo do programa de competição plurianual é completar a prova e obter o máximo de aprendizado.

     “Atacar um dos maiores eventos mundiais do off-road – o Rali Dakar – sempre foi um dos nossos objetivos”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Não podemos subestimar a grandeza do desafio que temos pela frente. Precisamos chegar ao fim e adquirir conhecimentos. Mas, como em todo tipo de competição, não entramos apenas para ganhar, também competimos para poder criar melhores produtos para os nossos clientes.”

     A Ranger Raptor já participa de outras competições off-road ao redor do mundo, como a Finke Desert Race, na Austrália. Para o Rali Dakar 2025, a Ford Performance e a M-Sport estão desenvolvendo uma versão totalmente nova e customizada da Ranger Raptor T1+.

     “O Rali Dakar está no topo das competições todo-terreno em nível global”, afirma Malcom Wilson, diretor geral da M-Sport. “Alcançamos ao longo dos anos um grande sucesso com a Ford nos Campeonatos Mundiais de Rali da FIA e estamos ansiosos para aplicar o mesmo nível de dedicação, energia e empenho para correr com a Ranger Raptor no Dakar.”

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission